O Sol e a Lua - A Lenda

 Amanheceu, o Sol brilha dentre as árvores, o bambuzal reluz o verde e o ouro, as cachoeiras correm entoando sua musica, os peixes nadam em busca do sagrado alimento.

Na mata tudo é sagrado, o dia nasce, seus seres se agitam em cantoria, saudando uns aos outros como a grande família que são.

Obaluaê passeia pela vegetação que baila com o vento, reverenciando o brilho do dia que o Sol reluz. Sementes se rompem apresentando seus novos brotos; Os pequenos moradores saem de seus esconderijos... ainda é seguro!

Os Duendes, as fadas, os Faunos se apressam em colher seus alimentos ,a  água, o medicamento necessário; Colhem raízes, folhas, pétalas, sementes, cascas, pescam, se banham nas águas abençoada da Oxum.

Das penas que os pássaros carinhosamente presenteiam a mata, os que nela habita, se protegem. Ao amanhecer, a brisa da Oyá desliza calmamente cumprimentando a vida existente sobre o verde vivo do Oxossi.

Ossaim, colhe logo ao primeiro clarear suas folhas, para que sua magia seja cuidadosamente encantada pelos segredos da cura.

Oxumaré desliza pela terra, deixando um rastro em sinuosas curvas, entre as folhas que descem das árvores se deitando no chão, formando um suave tapete de cores.

A mata do Guerreiro Pena Branca, é encantada! Suas cores se espalham pelo chão e pelo ar exalando perfumes inebriantes, as flores desabrocham presenteando a ilha, com as fadas bailando pelo ar, inundando o lugar com suas magias!

Os caboclos que caçam, pescam e se banham, também semeiam a prosperidade e a sabedoria, guardando em cada pedaço do seu mundo encantado, seus segredos.

A LUA... o mistério...

Os Luares chegam roubando o lugar do Sol; os donos da noite, caminham ao trabalho. Os mistérios entram e cruzam a mata tornando o ar estonteante. 

O BREU!!! 

...o som... o vento... o odor... o silencio... o caminhar... o fogo... o bailar... o canto... a sombra... a mata... o raio... o movimento... o penacho... o feitiço...

A Lua, o eclipse, o Animal!!! 

...a explosão das sensações... o sombrio... a escuridão... a respiração... os passos precisos...  o suor... o olhar fuzilante... o rosnar amedrontador... a força... o poder!

O manto da Lua cobre o mistério, o poder, a demanda do Onça Pintada!

Por Oyá Tulipa Branca

 


Comentários

Postagens mais visitadas