Lenda da Oya Erê

No plano espiritual Oyá nasceu de uma tulipa branca, no Reino do seu jovem Oxóssi, pequena e bela fada, Oxóssi a viu abrir seus lindos olhos arredondados assim que a flor desabrochou.

Imediatamente se encantou e a batizou de Oyá Tulipa Branca, a coroou e a calçou, pegando-a com suas proprias mãos, firmes e hábeis.

Oyá cresceu cuidada, amada e protegida pelo seu cacique guerreiro.

Enquanto Oxóssi caçava, pescava e se banhava nas cristalinas águas da Oxum, por suas matas, a pequena Oyá, com ele estava, voava com suas próprias asas e soprava em sua cabeça, se divertindo com seu caçador guerreiro num bailar harmonioso!

Em um dia chuvoso, Oxóssi desapareceu com as asas da sua senhora dos ventos e raios, as guardou em sua cabeleira e reencarnou, deixando a Oyá Erê em prantos e só.

Banhada em suas próprias lágrimas e se sentindo perdida, Oyá rezava e implorava pelo seu vida, até que em seu lamento de dor e solidão, foi ouvida pelos seus deuses, levando-a a sua primeira encarnação, a procura pelo seu Senhor.

Assim Oyá encarnou pela primeira vez em busca de si, solitária, guardada por seu pai e sua mão em seu próprio mando... ela aguardou que suas próprias asas a encontrasse e a levasse ao seu  caminho.

Oxóssi guerreiro glorioso, revestido em seu próprio manto, assim como a deixou em espírito, a encontrou, e com ele estavam, as asas, a vida, o caminho, e a pele da Oyá Erê.

Por: Oyá Tulipa Branca.

Comentários

Postagens mais visitadas